Existem diversas maneiras de ajudar, e uma delas é ajudando a divulgar este Blog.

Minha foto
Cuiabá, MT, Brazil

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

QUARESMA Tempo de Converção

Caros amigos,
Eis um tempo contundente dentro da nossa espiritualidade, ao qual chamamos de Quaresma.
Os 40 dias que o Senhor ficou no deserto e foi tentado por satanás a se entregar aos prazeres deste mundo. Será que é válido que nós façamos penitências e promessas por favores “consignados” por Deus?
Bem, saibamos que um dos períodos mais férteis do tempo litúrgico e da nossa espiritualidade é o da Quaresma. Pois seu objetivo é que saibamos quem é Deus e quem somos nós.
Por definição podemos dizer que somos pessoas cobertas de vícios dos prazeres e paixões, e que ao invés de serem fruto de gratidão a Deus como dádiva, se tornam escravidão da nossa condição de existência. Trocando em miúdos, não vivemos se não temos acesso a esses prazeres.
E ainda, é fácil ficar na teoria e por isso faço a proposta:
Você deixaria seus prazeres para se encontrar verdadeiramente com Deus?
Um programa de televisão por 30 minutos de silêncio com Deus?
Uma festa por 1h de conversa com um irmão no asilo?
Um cinema por 30 minutos lendo um livro da Bíblia?
Pode ser que a proposta não pareça atraente,mas uma vez aceita o desenvolvimento e o resultado pode lhe dar uma impressão diferente.
Vale à pena encontrar com Deus agora e não esperar para que Ele lhe encontre só no final da vida.

S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja.
Ele nos fala sobre a Quaresma como tempo para a conversão.


É agora o tempo da confissão. Confessa as tuas faltas por palavras e por ações, as da noite e as do dia. Confessa-as neste “tempo favorável”, neste “dia de salvação” (Is 49,8; 2Co 6,2); recebe o tesouro celeste… Deixa o presente e crê no futuro. Percorreste tantos anos sem interromper os teus vãos trabalhos da terra e não podes parar quarenta dias para te ocupares do teu próprio fim? “Parai e sabei que eu sou Deus”, diz a Escritura (Sl 45,11). Renuncia à multidão de palavras inúteis, não maldigas, não escutes também o maledicente, mas põe-te disponível para rezar. Mostra na ascese o fervor do teu coração; purifica esse receptáculo para receber uma graça mais abundante. Porque a remissão dos pecados é dada igualmente a todos, mas a participação no Espírito Santo é concedida na medida da fé de cada um. Se te esforçares pouco, recolhes pouco; se trabalhares muito, grande será a tua recompensa. És tu mesmo que estás em jogo ; vela pelo teu interesse. Se tens uma queixa contra alguém, perdoa-lhe. Acabas de receber o perdão das tuas faltas, impõe-se que também tu perdoes ao pecador, porque com que cara dirás ao Senhor: “Afasta de mim os meus numerosos pecados”, se tu mesmo não perdoaste ao teu companheiro as suas faltas para contigo (cf. Mt 18,23s)?
«A Oração da Quaresma de Santo Efrén, o Sírio»
"Senhor e Mestre de minha vida,afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade,e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade,de humildade, de paciência e de amor. Sim, Senhor e Rei, concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos"porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém. "

Esta oração é feita todos os dias da quaresma.
Cid Afonso (Guia da Oficina de Oração e Vida)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

TEMA: Fraternidade e Segurança Pública
LEMA: A paz é fruto da justiça
Com o tema “Fraternidade e Segurança Pública”, a Campanha da Fraternidade 2009 (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), terá sua abertura, no dia 25 de fevereiro, na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior de São Paulo. Esta é a segunda vez que a abertura da CF não é feita em Brasília. Em 2007, a Campanha abordou o tema “Amazônia” e teve sua abertura em Belém (PA).
Segundo o secretário- executivo da CF, padre José Adalberto Vanzella, a abertura da CF será durante a missa da Quarta-feira de Cinzas, 25 de fevereiro, às 9h, na Basílica de Aparecida, seguida de uma entrevista coletiva. De acordo com padre Vanzella, o principal motivo para a realização do evento em Aparecida, e não na sede da CNBB como de costume, é mostrar o vínculo entre a Campanha da Fraternidade e o Tempo Quaresmal, “de modo que a mesma celebração que abre o Tempo Quaresmal dá início também à Campanha da Fraternidade”. “Aparecida foi escolhida por ser o Santuário Nacional, já que a Campanha da Fraternidade também é nacional”, resume o secretário. A missa será presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e a homilia será proferida pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Com a esta Campanha, conforme o texto base publicado pela CNBB, a Igreja do Brasil quer “suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos”.
Segundo padre Vanzella, a Campanha da Fraternidade deste ano “mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus”.
“A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao “outro” e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os “diferentes”, e tendo como foco os bens materiais”, conclui

JOVENS DA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO PRESENTE NO 23° VINDE E VEDE!!!



domingo, 15 de fevereiro de 2009

Encontro de Oração em Preparação Para Festa de Santo Antônio 2009

No último dia 13 de fevereiro Foram iniciados os encontros de Oração em Preparação a Festa do nosso Padroeiro Santo Antônio, com a Direção e Orientação do Nosso Paróco Frei Erivan Messias.
Com o Tema: HUMILDADE E MODÉSTIA DE SANTO ANTÔNIO
Estes Encontros irão acontecer todo dia 13 de cada mês na casa dos festeiros.
As fotos do último encontro está em nossa Galeria
=>=>=>=>=>Entre=>=>=>=>=>

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O que Santo Antônio ensina sobre a Oração?

Nos seus Sermões encontramos alguns rápidas passagens, simples e evocativas, que nos ajudam a compreender melhor esta importante dimensão da vida cristã. Santo António insiste sobre a importância do desapego das coisas, da calma, da solidão, do silêncio, as quais permitem escutar e ver Deus.
Entre as linhas destes ensinamentos, encontramos também um involuntário auto-retrato interior de Santo António, que conhecemos como grande amante do silêncio e da oração.
"Oração é dirigir os nossos afectos para Deus; é um devoto e amigável falar com Ele. É a tranquilidade da mente iluminada do alto.
Oração é também pedido para obter os bens temporais necessários para esta vida terrena. Mas aqueles que rezam pedem ao Senhor com autêntico espírito cristão de submeter a própria vontade à Sua: só o Pai celeste sabe de que coisa verdadeiramente precisamos sobre esta terra.
Por fim, Oração é agradecer, isto é, reconhecer os benefícios recebidos, e oferecer todo o nosso empenho a Deus, de modo que a nossa Oração possa ser permanente".

"O Senhor manifesta-se àqueles que param por um pouco de tempo em paz e humildade de coração. Se tu olhas nas águas turvas e turbulentas, não podes ver a expressão do teu rosto. Se tu queres ver o rosto de Cristo, pára, recolhe os teus pensamentos, em silêncio, e fecha a porta da tua alma ao rumor das coisas exteriores.
A saudação dos anjos e as bênçãos de Deus não são para aqueles que vivem na praça pública, isto é, fora de si, agitados e distraídos. O doce "Avé" foi dirigido a Maria quando Ela estava absorvida na oração, no silêncio de sua casa. Deus, para ser capaz de falar à alma e enchê-la com o conhecimento do seu amor, condu-la à solidão, destacando-a das preocupações das coisas terrenas. Ele fala ao ouvido daqueles que são silenciosos, e fá-los participantes dos seus segredos".
Fonte:Messaggero di S.Antonio

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ATENÇÃO...ATENÇÃO...

NESTA SEXTA-FEIRA DIA 13/02/09...
INICIA OS ENCONTROS DE PREPARAÇÃO A FESTA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E NOSSO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO
TEMA: HUMILDADE E MODÉSTIA DE SANTO ANTÔNIO

*Estes encontros aconteceram nas residências dos festeiros, sendo este o 1° de Responsabilidade do Rei e do Capitão de Mastro.
Como chegar?
End: R. dos Crisântemos 222 /Bairro: Jardim Cuiabá/ Tel:36223482
Para Maiores Informações secretária Paróquial 33212949/33228838
(horário comercial)
Venha Participar conosco!!!