Existem diversas maneiras de ajudar, e uma delas é ajudando a divulgar este Blog.

Minha foto
Cuiabá, MT, Brazil

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Adoração ao Santíssimo Sacramento

"Ele, o sumo e eterno Sacerdote, entrando com o sangue da sua cruz no santuário eterno, devolve ao Criador e Pai toda a criação redimida. Fá-lo através do ministério sacerdotal da Igreja, para glória da Santíssima Trindade. Verdadeiramente este é o mysterium fidei que se realiza na Eucaristia: o mundo saído das mãos de Deus criador volta a Ele redimido por Cristo" (Papa João Paulo II - Ecclesia de Eucharistia)
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (§2096), a Adoração ao Santíssimo Sacramento é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).
A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotência do Salvador que nos liberta do mal. É prosternação do Espírito diante do "Rei da glória" e o silêncio respeitoso diante do Deus "sempre maior". A adoração do Deus três vezes santo e sumamente amável nos enche de humildade e dá garantia a nossas súplicas.
Quando estamos em adoração estamos reconhecendo a Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Estar em adoração é despojar-se de si e se entregar a Ele. É se fazer humilde, como os três reis magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. É dizer sempre "Onde está o Rei ... viemos adorá-lo" (Mt 2,2). É assumir ser pecado e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericórdia. É louvar a Deus por todas as graças que Ele derrama em nossa vida: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9).

A adoração a Cristo exprime-se nas diversas formas de devoção eucarística:
*Na missa: no momento da transubstanciação e da elevação;
*Na exposição do Santíssimo Sacramento: quando o corpo de Cristo (
Eucaristia) é exposta em um hostensório;
*Na visita ao sacrário: nos momentos em que a Igreja está aberta, visitar Jesus no sacrário para adoração;
*Na genuflexão diante do sacrário: dobrar o joelho até ao chão ao passar em frente ao Santíssimo Sacramento quando estiver exposto ou no sacrário;
*Na adoração da Cruz
: na Sexta-Feira Santa.
"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." (Jo 4,23). "Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com um culto de adoração. 'A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor.'" (§1418)
"A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria fonte da graça. Uma comunidade cristã que queira contemplar melhor o rosto de Cristo, segundo o espírito que sugeri nas cartas apostólicas Novo millennio ineunte e Rosarium Virginis Mariæ, não pode deixar de desenvolver também este aspecto do culto eucarístico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da comunhão do corpo e sangue do Senhor." (Papa João Paulo II - Ecclesia de Eucharistia)

3 comentários:

  1. Paz e Bem!
    Que dez ficou o blog da Comunidade, é isto aí temos que ser evangelizadores em todos os espaços, Deus precisa de homens e mulheres com esta capacidade de não medir esforços e de sempre fazer o melhor possível para Ele.
    Que Deus abençõe hoje e sempre esta comunidade que admiro muito.
    Vânia Pfeifer - Coord. Litúrgica Paroquial

    ResponderExcluir
  2. PAZ E BEM!!!!
    OLHA,FIKOU MTO LEGAL O BLOG DA COM STO ANTONIO....AMEI.......
    AMEI TD, MAIS O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO
    FORAM AS MUSICAS....EXCELENTE QUALIDADE....ÓTIMAS.....
    AMU MTO TUDO ISSO...PARABÉNS COMUNIDADE SANTO ANTONIO,,DEUS OS ABENÇÕE...E GUARDE HJ E SEMPRE..AMÉM
    LUZIA LOPES-PIA UNIÃO DE STO ANTONIO....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, os membros dessa comunidade terão sempre o conceito 10. Vocês fazem com que , cada vez mais, acreditemos nas pessoas. Deus abençoe a cada um e Santo Antonio interceda por todos vocês. Que bom que eu, embora pouco, participe com vocês de momentos tão gostosos.
    Contem sempre comigo, principalmente das minhas orações.Amo vocês.Um beijo
    Neide Maria

    ResponderExcluir